APRESENTAÇÕES

ATIVIDADES

CONGRESSOS

COREOGRAFIA

DATAS COMEMORATIVAS

DECORAÇÃO DE SALA

DICAS

EVANGELISMO

FEIRA DOS TALENTOS

FOTOS

GCW KIDS

GINCANAS

JOGRAL

LEMBRANCINHAS

LIÇÕES PARA EBD

MURAIS

PREGAÇÕES INFANTIS

TEATRO

VISUAIS

 

      ESTEVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO

      Fonte: Luciana Alencar

 

Texto Bíblico: Atos 6:8-15 e 7:1-60

Versículo para memorizar: "Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa” Hb 10:35

Objetivo da Lição: Demonstrar atitude de coragem e ousadia no testemunho Cristão.

História Bíblica: 
Estevão, cheio de fé e do Espírito Santo. Homem exemplar, honesto, comprometido com Deus e muito sábio.

Alguns Judeus, membros das sinagogas dos homens livres (Judeus que tinham sidos escravos, ou seus descendentes, e que haviam sido postos em liberdade pelos seus donos), discutiam com Estevão, mas o Espírito Santo dava tanta sabedoria para ele que vencia todas as discussões.

Sendo assim, esses Judeus, resolveram pagar algumas pessoas para mentirem contra Estevão, dizendo que ele blasfemava contra Moisés e contra Deus.

Esses líderes Judeus já haviam planejado e executado o plano para a morte de Jesus e queriam também executar todo aquele que se dissesse ser seu seguidor.

Estevão foi levado ao Conselho Superior (Sinédrio) e arranjaram aguns homens para falarem mentiras sobre ele, afirmando que Estevão andava dizendo que Jesus iria destruir o templo e mudar todos os costumes que Moisés tinha deixado.

Apesar de saber que corria perigo de vida, Estevão não negou a Jesus, pelo contrário, declarou sua fé e mostrou que os líderes Judeus foram os responsáveis pela morte de Cristo (fazer um resumo do capítulo 7). Foi aí que eles ficaram furiosos, jogaram Estevão para fora da cidade e o apedrejaram até a morte.

Enquanto era apedrejado, Estevão chamava por Jesus e dizia: — Senhor Jesus, recebe meu espírito! E ajoelhando-se gritava: — Senhor, não condenes esta gente por causa deste pecado! E deopois disso morreu.

Estevão foi fiel até a morte e depois que Jesus morreu, ele foi o primeiro a morrer por defender o próprio Cristo. 

Conclusão:

Na Bíblia temos alguns exemplos de p
essoas que sofreram e deram as próprias vidas por amor a Jesus. Não negaram o Seu nome, nem se acovardaram diante das situações mais difíceis. E Estevão foi um exemplo de fé e coragem. 

Não devemos ter medo de falar a verdade sobre a nossa fé em Jesus. Como Estevão, devemos ser verdadeiros e corajosos mesmo que alguns colegas se afastem ou zombem.

Veja o que diz em Lucas 9:26  “Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”.

 
 
 

Dia da Bíblia

Dia da Mães

Dia da reforma protestante

Dia das crianças

Dia do Pastor

Dia dos avós

Dia dos Pais

Escola Bíblica de Férias - EBF

Missões

Natal

Páscoa

 

EBD ANIMADA - Animando crianças a conhecer Jesus
Direção:
Luciana Alencar
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados