APRESENTAÇÕES

ATIVIDADES

CONGRESSOS

COREOGRAFIA

DATAS COMEMORATIVAS

DECORAÇÃO DE SALA

DICAS

EVANGELISMO

FEIRA DOS TALENTOS

FOTOS

GCW KIDS

GINCANAS

JOGRAL

LEMBRANCINHAS

LIÇÕES PARA EBD

MURAIS

PREGAÇÕES INFANTIS

TEATRO

VISUAIS

 

      BALAÃO...BICHO FALA?

      Fonte: gospelinfantil.blogspot.com

 

Texto Bíblico: Números 22-24

Versículo para Memorizar: "“Se alguém Me ama, obedecerá à Minha Palavra.” (
João 14:23)

Objetivo da Lição: Ao final da aula a criança deverá: Entende que precisa prestar atenção quando Deus fala; Saber que adoramos a Deus quando Lhe obedecemos; Sentir-se pronto a ouvir a voz de Deus; Responder pedindo a Deus que a ajude a ouvir e obedecer

Incentivo Inicial:
(Leve um burrinho de madeira ou de pelúcia, ou uma gravura de um jumento)

Animal fala? Cachorro fala? Gato fala? Elefante fala? E minhoca fala? Papagaio fala? Não, Papagaio não fala, ele apenas repete os sons. Mas hoje vamos estudar a história de um animal que falou e quando falou, deu uma “repreensão” num homem.

História Bíblica:
O profeta Balaão é chamado por Balaque, o rei de Moabe, para amaldiçoar os israelitas. São-lhe oferecidas muitas riquezas para fazer isso. Balaão pede orientação a Deus e Ele lhe diz que não amaldiçoe o povo. Mas Balaão é ganancioso, e tenta a qualquer custo amaldiçoar o povo. A caminho para encontrar-se com Balaque, a jumenta de Balaão vê um anjo, mas ele não. Finalmente, o Senhor “abre a boca” da jumenta. Ela e Balaão mantêm um diálogo sobre ira e crueldade aos animais. Balaão vê o erro de suas atitudes e promete dizer apenas o que o Senhor lhe disser que fale. Finalmente, Balaão pronuncia três bênçãos, não maldições, e então é dispensado por Balaque.

Bem a jumenta da nossa historia pertencia a Balaão. Era um animal forte, como todos os jumentos o são e, alem disso, era muito trabalhador. Ele carregava coisas para o seu dono, quando esse precisava de ajuda. Ele também o transportava de um lugar para o outro, pois era o único meio de transporte de Balaão, seu dono.

Mas um dia aconteceu algo muito estranho.

O rei dos moabitas enviou alguns mensageiros a Balaão para lhe pedir que os acompanhasse para amaldiçoar, ofender xingar e enviar pragas contra o povo de Deus. Claro que Balaão se recusou por completo a ir! Como poderia ofender, amaldiçoar em nome de Deus, o próprio povo de Deus!?
Porém, dias depois, o rei dos moabitas mandou novos mensageiros e estes disseram a Balaão que se ele fosse, ganharia um grande tesouro.

Ganhar dinheiro? Balaão bem que gostaria!

Aliás, existe tanta gente que faz qualquer coisa por dinheiro!

E Balaão pensou, e finalmente combinou com eles: Vou orar a Deus e se Ele deixar, eu irei com vocês amanhã cedo”. Mas Deus continuava dizendo: “Não vá”. De manhã cedo, os moabitas já tinham voltado para suas casas, sem Balaão.

Balaão pensou: “Não posso perder essa grande oportunidade de me tornar rico.” E então, ele pegou a sua Jumenta e partiu atrás dos mensageiros do rei de Moabe.

Vocês acham que Deus ficou feliz com a desobediência de Balaão? Claro que não!

Por isso, enquanto Balaão seguia pensando em quanto dinheiro iria receber. De repente, a Jumenta saiu do caminho e correu para o campo. Balaão ficou tão bravo que pegou um pedaço de pau e lhe bateu com muita força. O animalzinho continuou andando, mas de repente ela se encolheu contra um muro e apertou a perna de Balaão, que gritando muito irado, começou novamente a bater nela.

Então, a jumenta andou poucos passos e como no lugar onde ela estava na dava para fugir, empacou, e deitou no caminho. Balaão, sem entender o que estava acontecendo, desceu do seu lombo e passou a bater nela outra vez.

Então amiguinhos, aconteceu algo fantástico! A nossa jumenta falou! Ela disse: “por que você esta batendo em mim já pela terceira vez?”

Apesar de animal não falar, Balaão estava tão bravo, mas tão bravo que nem percebeu isso e começou a discutir com a jumenta. Então, Deus teve que fazer mais um milagre: abrir os olhos de Balaão.

E sabem o que ele viu? Um anjo com uma espada na mão. Ele percebeu que Deus estava fazendo todo o possível para ajudá-lo obedecer.

Encerramento da Lição:
O que Balaque queria que Balaão fizesse era falar palavras más contra o povo de Deus. Nós nunca devemos desejar o mal para as pessoas nem xingar os outros, pelo contrário, desejar sempre o bem e orar por aqueles que conhecemos e que estão sofrendo.

Crianças, hoje com certeza, se vocês desobedecerem, seu cachorro ou gato não irão falar, e vocês não irão ver o seu anjo entristecido. Mas saibam que Deus ainda quer ajudá-los a não pecar. Portanto, quando vocês estiverem para desobedecer, orem e Deus enviará ajuda, para que vocês possam vencer a tentação.

Louvor: A mula e Balaão (CD Bunekão - Pulando com o Bunekão)

Atividade:
Desenhe uma jumenta de costas, mas com a cara virada para trás; faça o rabo com vários fios de lã presos com fita crepe ou com a própria lã, mas não fixe na jumenta; vende para os olhos das crianças; cada criança deverá tentar,
com os olhos vendados, colocar o rabo na jumenta.



 
 

Dia da Bíblia

Dia da Mães

Dia da reforma protestante

Dia das crianças

Dia do Pastor

Dia dos avós

Dia dos Pais

Escola Bíblica de Férias - EBF

Missões

Natal

Páscoa

 

EBD ANIMADA - Animando crianças a conhecer Jesus
Direção:
Luciana Alencar
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados