APRESENTAÇÕES

ATIVIDADES

CONGRESSOS

COREOGRAFIA

DATAS COMEMORATIVAS

DECORAÇÃO DE SALA

DICAS

EVANGELISMO

FEIRA DOS TALENTOS

FOTOS

GCW KIDS

GINCANAS

JOGRAL

LEMBRANCINHAS

LIÇÕES PARA EBD

MURAIS

PREGAÇÕES INFANTIS

TEATRO

VISUAIS

 

      PLANEJAMENTO MENSAL - JESUS E A PALAVRA DE DEUS

      Fonte: http://karolpoerner.blogspot.com.br

 

1ª Lição: JESUS - O MENINO QUE CONHECIA A BÍBLIA (Lucas 2.40-52)

INTRODUÇÃO
(Apresente a figura do Templo dos Judeus, a Sinagoga, e apresente para as crianças.)
Olá crianças! Vejam esta figura que tenho em minhas mãos, o que é? É a Sinagoga. A Sinagoga é a igreja dos judeus, ela já existia na época de Jesus. Ela se parece com a nossa Igreja, onde participamos dos cultos.
Os meninos iam lá diariamente para estudar. Uma vez por semana a família também freqüentava para adorar ao Senhor Deus, assim como nós, quando vamos à Igreja.
Jesus e a sua família freqüentavam a sinagoga de Nazaré todas as semanas.
As festas mais importantes eram comemoradas no Grande Templo, em Jerusalém, para onde se encaminhavam todas as famílias de Israel.

DESENVOLVIMENTO
José e Maria eram servos obedientes a Deus, por isso, também ensinaram a Jesus a Lei, que era a Palavra de Deus. Conforme Jesus foi crescendo ele ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus. Jesus tinha mais conhecimento da Palavra de Deus, do que qualquer outra criança de sua idade, porque era o Filho de Deus. Ele sabia coisas que nenhuma outra pessoa da Terra conhecia.
Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. (Faça uma pausa e pergunte quem se lembra o que a Páscoa representava para o povo de Deus.) Nesta época, o povo de Deus comemorava a saída do Egito, o fim da escravidão. (Leia mais sobre as Festas do Povo de Deus em Levítico 23 e Deuteronômio 16.1-17)
Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. E não foram somente eles, mas também vários amigos e familiares. [Amplie o mapa “PALESTINA NOS TEMPOS DE JESUS” e localize junto com as crianças de onde Jesus e sua família saíram (Nazaré) e onde era o Grande templo (Jerusalém).]
José, Maria e Jesus, como todas as outras famílias, ao chegarem a Jerusalém, procuravam logo o Templo, onde entravam para oferecerem suas ofertas e orarem ao Senhor, agradecidos pelas bênçãos recebidas.
Após sete dias de duração da festa, todo o povo arrumava suas malas, preparava os animais e retomava o caminho de volta para casa. Maria e José nem se preocupavam com Jesus durante a viagem. Ele era um filho muito obediente, e por isso, ao sentir que ele não estava do seu lado ela pensou: “Deve vir com alguém, ou então, com outras crianças, um pouco mais atrás.” E continuou tranquilamente a viagem.
Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso.
Mas, após um dia inteiro de viagem, José e Maria começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos.
Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo.
Depois de três dias de muita angústia e preocupação, encontraram o menino. Sabem onde o menino Jesus estava?
Jesus estava num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles.
Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava.
Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse:
— Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.
Jesus respondeu:
— Vocês não precisavam procurar em outros lugares, pois deveriam saber que eu estaria aqui no templo, na casa do meu Pai.
Jesus tinha uma missão: fazer a vontade de Deus, seu pai Celestial. Mas, Maria e José não entenderam o que ele disse.
Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração.
Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.

CONCLUSÃO

O menino Jesus impressionou os professores da Palavra de Deus, seus pais e outras pessoas que estavam no Templo com suas respostas cheias de sabedoria.
Crianças sabem por que Jesus era muito inteligente e conhecia muitas coisas sobre Deus?
Jesus era o Filho de Deus, mas isso não fazia com que Jesus deixasse de estudar todos os dias a sua Bíblia.
Nesta passagem bíblica de hoje, vimos que Jesus era ainda um garoto, mas já tinha compromisso com o estudo da Palavra de Deus.
Jesus não foi ao Templo para passear, mas sim para aprender e conhecer mais de Deus.
Como o Senhor Jesus, cada um de vocês precisa separar tempo todos os dias para aprender mais de Deus, lendo Sua Palavra, a Bíblia.
  
 
2ª Lição: A ARMA SECRETA DE JESUS (Mateus 4.1-11, Lucas 4.1-13)

INTRODUÇÃO

Logo depois que Jesus foi batizado por seu primo João Batista, Deus o chamou para um lugar deserto. Ali não havia ninguém, nem água e nem comida. Lá, sozinho, Jesus teria mais tempo para falar com Deus, o Pai.

DESENVOLVIMENTO
Jesus foi lá para o deserto. Quem sabe o que é um deserto? É um lugar onde não há casas, nem gente. Geralmente é um lugar com muita areia ou pedras, onde não existe água e nem plantas. É muito ruim; ninguém gosta de ficar sozinho no deserto.
Mas Jesus foi para o deserto e ficou lá quarenta dias e quarenta noites. Ele estava sozinho!
Jesus já estava com muita fome, quando de repente quem apareceu por lá?
O diabo, o inimigo de Deus. O diabo tem raiva de Deus e de nós também, porque somos filhos de Deus. Ele é o inimigo de Deus e é nosso inimigo também.
O diabo chegou perto de Jesus e sugeriu:
- Se você é Filho de Deus, transforme estas pedras em pães para você comer!
Que coisa horrível! O diabo estava tentando Jesus, querendo fazê-lo pecar. Mas o Filho Santo de Deus nunca pecou, nem vai pecar. Sabe por quê? Porque Jesus tinha uma arma secreta para defender-se da tentação do diabo! Você quer saber qual era a arma secreta de Jesus? Era uma espada poderosa! A Espada do Espírito Santo que é a Palavra de Deus! Jesus respondeu ao diabo:
- No Livro de Deus está escrito que a pessoa não vive só de pão, mas de toda a palavra que Deus fala.
Que bom que Jesus conhecia a Bíblia, e tinha esse versículo guardado no coração!
Em seguida, o diabo levou Jesus na parte mais alta do templo, e disse:
- Se você é Filho de Deus, jogue-se lá embaixo porque na Bíblia está escrito que Deus mandará os anjos protegê-lo para que você não se machuque nas pedras.
Se Jesus pulasse, Ele estaria fazendo uma prova para mostrar que Deus era seu Pai. Mas o Senhor Deus não queria que Jesus fizesse isso. Então, Jesus se lembrou de outro versículo da Espada do Espírito, que Ele tinha guardado no coração, e recitou para o diabo:
- A Bíblia diz: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.
Que bom! Mais uma vez, Jesus venceu a tentação do diabo com um versículo que havia aprendido!
Então o diabo foi com Jesus para uma montanha bem alta. Lá de cima, eles enxergavam o mundo todo.
- Está vendo todos os reinos do mundo, como são ricos e belos? – perguntou o diabo. – Tudo isso lhe darei, se você se ajoelhar e me adorar.
Jesus, o Filho de Deus , já é o dono de todas as coisas, e Ele nunca adoraria ao diabo!
- Vá embora Satanás! – ordenou Jesus. – Está escrito na Palavra de Deus: Adore ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a Ele.
Vendo que não conseguia fazer Jesus desobedecer a Deus e pecar, o diabo foi embora. Todos os versículos que Jesus aprendera e guardara no coração serviram para Ele vencer o diabo e não pecar.

CONCLUSÃO
A Palavra de Deus é a Espada do Espírito, que devemos guardar no coração. Ela nos ajudará a não pecar. Guardar a Palavra de Deus no coração não é apenas decorar os versículos, mas fazer o que a Bíblia manda.


3ª Lição: 
NA IGREJA EU APRENDO SOBRE JESUS (Lucas 4.14-22)

INTRODUÇÃO
Olá crianças! Como vocês estão? (Lembre-se sempre de cumprimentar as crianças. Cultive a amizade delas.)
Vamos pegar nossas Bíblias para ouvirmos o que Deus tem a nos ensinar hoje?
A Bíblia, o Livro de Deus, também pode ser chamada de Escrituras Sagradas, conta-nos tudo sobre Jesus; conta-nos sobre quem Ele é, e o que Ele veio fazer no mundo. Agora vamos aprender mais um pouco sobre a vida de Jesus.
Abram a Bíblia no evangelho de Lucas capítulo 4 a partir do versículo 14.

DESENVOLVIMENTO
Logo depois de ter vencido a tentação do diabo, Jesus começou a fazer o trabalho que Ele tinha para fazer na Terra.
Quem sabe me dizer alguma coisa que Jesus fez? Curou o dodói das pessoas, multiplicou pãezinhos e peixinhos para que todo mundo pudesse comer, abençoou as crianças, pregou a Palavra de Deus...
Uma coisa que Jesus sempre fazia era ensinar a Palavra de Deus na sinagoga. A sinagoga era uma espécie de igreja, onde as pessoas faziam o culto a Deus. Vamos repetir? Si-na-go-ga.
Um dia, Jesus entrou na sinagoga e ficou em pé para ler o Livro de Deus (Mostre o visual de Jesus com o rolo).Estão vendo o livro nas mãos de Jesus? Vocês já sabem que naquele tempo os livros eram em forma de rolo.
Jesus abriu o Livro de Deus numa parte que se chama Isaías, e começou a ler. Aqui na Bíblia tem esta parte que se chama Isaías.
A passagem que Jesus leu dizia assim:
— “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres, anunciar liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos, e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.”
Ao acabar de ler, Jesus fechou o rolo, entregou-o para o ajudante da sinagoga, e começou a explicar o que tinha lido.
Todas as pessoas sentadas na sinagoga ficaram olhando fixamente para Jesus, sem tirar os olhos de seu rosto. Elas queriam prestar bem atenção ao que Ele estava explicando.
Você presta atenção direitinho quando aqui na escola bíblica, ou no culto a Palavra de Deus está sendo ensinada?
Então Jesus contou um segredo muito importante às pessoas que estavam prestando atenção. Ele contou:
- Hoje estão acontecendo estas coisas que acabamos de ler nas Escrituras Sagradas.
E Jesus explicou que aquela pessoa de quem falava a Palavra de Deus, aquela pessoa para quem Deus tinha dado o Espírito Santo para levar a boa notícia, curar, libertar, e salvar era Ele mesmo! Jesus, o Filho de Deus!
Aquelas coisas tinham sido escritas pelo profeta Isaías no Livro de Deus, há muitos e muitos anos antes de Jesus nascer, e agora, tudo o que estava escrito ali estava acontecendo.
O Livro dizia que Jesus iria curar as pessoas, e Ele estava curando. Dizia que Ele libertaria os presos, e Ele estava libertando. Dizia que Ele salvaria os pescadores, e Ele veio morrer na cruz para nos salvar!
As pessoas ficaram admiradas ao ouvir Jesus. Elas começaram a elogiar o Senhor, porque Ele era muito inteligente, e explicava a Palavra de Deus de um modo bem gostoso e fácil de entender.
Algumas delas começaram a perguntar:
Quem é este moço chamado Jesus? Ele não é filho do carpinteiro José?
Eles ainda não entendiam que Jesus é o Filho de Deus Pai. Mas nós sabemos disso, porque a Bíblia nos conta tudo sobre Jesus, e ela nos conta que Ele é o Filho de Deus, que veio morrer na cruz e ressuscitar para nos salvar do pecado.

CONCLUSÃO
O Senhor Jesus ensinou para as pessoas sobre a sua missão aqui na terra lendo na Palavra de Deus.
A Bíblia nos conta quem é Jesus, o que Ele fez, e o que Ele faz.
Quanto mais você lê a Bíblia, mais conhece o Senhor Jesus. Precisamos ler a nossa Bíblia todos os dias.


4ª Lição: AMAR - O MANDAMENTO MAIS IMPORTANTE! (Marcos 12.28-34)

INTRODUÇÃO

Muito bem crianças, mais um dia e estamos aqui reunidos para aprender uma linda lição da Palavra de Deus.
Quem trouxe sua Bíblia hoje?
Será que algum de vocês aqui se lembra, qual era o nome do homem que subiu ao monte Sinai e recebeu de Deus os Dez Mandamentos? (Dê um tempo para as crianças pensarem e responderem.)
Isso mesmo! Moisés.
Moisés foi chamado pelo Senhor para subir ao monte Sinai. Lá, Deus deu a ele duas placas de pedra com os Dez Mandamentos, dez regras que o seu povo deveria obedecer para viver feliz e ser abençoado. (Apresente as crianças alguns visuais que foram utilizados para ensinar sobre Moisés e os Dez Mandamentos.)

DESENVOLVIMENTO
Certa vez, um professor da Palavra de Deus, aproximou-se do Senhor Jesus e perguntou:
— Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Palavra de Deus?
Jesus respondeu:
— É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.” E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
Então o professor disse a Jesus:
— Muito bem, Mestre! O Senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus.
Jesus ficou muito satisfeito com a resposta daquele professor, pois ele tinha respondido com sabedoria e disse:
— Você não está longe do Reino de Deus.
Jesus estava ensinando que o maior e mais importante de todos os mandamentos que Deus nos Deus para obedecer é o Amor.

CONCLUSÃO
De todos os mandamentos de Deus, que Jesus ensinava, o Amor a Deus e ao nosso próximo foi o mais importante deles.
(Prepare um coração em cartolina vermelha para cada versículo. À medida que for ensinado cada versículo a seguir vá colocando diante das crianças para que elas leiam.)
Vocês sabiam que por diversas vezes o Senhor Jesus ensinou sobre o Amor. Jesus ensinou:
*em Mateus 5.44, que devemos amar nossos inimigos; ou seja, aqueles que não gostam de nós.
*em João 15.9-10, amar ao próximo é mandamento.
*em João 13.34-35, se nos amarmos uns aos outros as pessoas saberão que somos discípulos de Cristo.
Vejamos o que mais Jesus disse em Lucas 10.27. (Leia direto na Bíblia.)
Só sabemos que uma pessoa nos ama se ela demonstrar com suas atitudes. Por isso, não adianta só dizermos a Deus que O amamos, mas devemos demonstrar o nosso amor ao Senhor falando com Ele, através das nossas orações, ouvindo-O através do estudo da Sua Palavra e, além disso, precisamos sempre tratar da melhor forma possível aqueles que estão ao nosso redor, o nosso próximo. Jesus ensinou tanto sobre o amor, porque Ele veio ao mundo para cumprir o Grande Plano do Amor de Deus, que é nos perdoar dos nossos pecados e nos dar uma vida feliz. A Bíblia diz que Deus é Amor! (1ª João 4.8)
 
 
 
 

Dia da Bíblia

Dia da Mães

Dia das crianças

Dia do Pastor

Dia dos Pais

Escola Bíblica de Férias - EBF

Missões

Natal

Páscoa

 

EBD ANIMADA - Animando crianças a conhecer Jesus
Direção:
Luciana Alencar
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados