APRESENTAÇÕES

ATIVIDADES

CONGRESSOS

COREOGRAFIA

DATAS COMEMORATIVAS

DECORAÇÃO DE SALA

DICAS

EVANGELISMO

FEIRA DOS TALENTOS

FOTOS

GCW KIDS

GINCANAS

JOGRAL

LEMBRANCINHAS

LIÇÕES PARA EBD

MURAIS

PREGAÇÕES INFANTIS

TEATRO

VISUAIS

 

      PREGAÇÃO: GUARDA O TEU CORAÇÃO DA IMPUREZA

      Fonte: Luciana Alencar

 

TEMA: GUARDA O TEU CORAÇÃO DA IMPUREZA

VERSÍCULO:
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". (Provérbios 4.23)

QUEBRA-GELO

Material:
Dois copos, um jarro com água, terra, aparas de lápis, papel picado (ou qualquer outro tipo de sujeira).
Procedimento: Mostre às crianças o jarro com água e encha os dois copos com a mesma água limpinha. Pegue o 1º copo e pergunte para elas: Quem gostaria de tomar um gole? (Deixe as crianças responderem). Agora pegue o outro copo e coloque as sujeiras. E agora, quem gostaria de beber desta água? (Deixe as crianças responderem). Por que não? É a mesma água. É claro que está um tanto suja, mas não deixou de ser água. Bem, dá para perceber que essa água suja não serve para você, não é verdade? É porque essa água está contaminada.

INTRODUÇÃO
Devemos guardar nosso coração de impurezas, de tudo que é contaminado. Precisamos nos guardar de toda forma de sujeira que o mundo nos oferece, pois somos influenciados a todo tempo através daquilo que vemos e ouvimos.

DESENVOLVIMENTO

  

Certamente vocês já ouviram algumas histórias bíblicas em que o povo de Deus estava espalhado por muitos lugares. E havia um lugar chamado Jerusalém que havia um povo de Deus e certa vez, um rei chamado Nabucodosor atacou esse lugar fazendo as pessoas seus prisioneiros e ele deu ordens ao chefe do seu palácio que escolhesse entre os jovens daquele lugar os que tivessem boa aparência, que fossem inteligentes e capazes de servir no palácio do rei. E assim o chefe do palácio do rei fez.

Entre esses jovens estavam Dani
el, Ananais, Misael e Azarias. Imagino como eles estavam tristes por estar longe da sua família, dos outros amigos e da igreja. Mas mesmo tristes eles sabiam que não estavam sozinhos, Deus estava com eles para protegê-los porque os amava. Mas será que, estando longe da Igreja, eles não iam se esquecer de Deus? Algumas pessoas se esquecem de Deus quando não estão na Igreja e até fazem coisas que sabem que são erradas.

  

Depois de escolhidos os jovens, o rei deu outra ordem ao chefe do palácio: esses jovens devem aprender nossa língua, nossa história e devem se alimentar todos os dias da mesma comida e mesmo vinho que eu, o rei, como e bebo. Depois de algum tempo vou fazer um teste com eles. Os mais fortes e inteligentes vão continuar aqui no palácio comigo, os outros serão escravos. E mais uma vez, o chefe do palácio, fez conforme o rei ordenou: preparou um banquete, a melhor comida, e mandou que aqueles jovens comessem. Porém, Daniel e seus três amigos não comeram. Sabem por quê? Porque aquela comida era IMPURA, era oferecida primeiro aos deuses falsos. E eles, sabendo disso não comeram, porque adoravam somente a Deus. Então, Daniel pediu ao chefe do palácio que lhes servissem somente legumes e água, durante dez dias. O chefe do palácio apesar de ter medo que o rei descobrisse isto, aceitou a proposta de Daniel.

Após os dez dias, Daniel e seus 3 amigos estavam mais sadios e mais fortes do que todos os jovens que comeram a comida que o rei mandou. Deus deu aos 4 jovens inteligência e sabedoria e a Daniel, Deus deu também o dom de explicar sonhos e visões. Durante o restante do tempo, Daniel e seus 3 amigos só se alimentaram com legumes e água. E isso porque Daniel e seus amigos escolheram obedecer a Deus. Esses quatro jovens foram escolhidos e ficaram no palácio, do rei. E toda vez que o rei precisava de respostas sobre alguma coisa que exigia sabedoria e inteligência descobria que os 4 jovens eram 10 vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos daquele lugar.


CONCLUSÃO
Daniel e os 3 amigos decidiram não comer a comida do rei. Mesmo que ela parecesse tão gostosa era oferecida primeiro aos deuses falsos. Daniel sabia que essa comida era contaminada, e por isso, não deveria comê-la. Eles preferiram não entristecer a Deus e mostrar que O amava de verdade.

E você tem coragem de dizer a seus amigos que ama a Deus? Não precisa ficar com medo ou vergonha disso. Você pode até dizer que Jesus está no seu coração e que um dia vai morar no céu com Ele.

Daniel estava no vivendo num lugar cheio de pecados, mas ele DECIDIU não se envolver nem se contaminar. Devemos manter nossos corações puros.

Existem muitas coisas que são contaminadas e que você deve rejeitar na sua vida. Por exemplo: comidas e doces que são oferecidos a santos, alguns desenhos e livros que ensinam bruxaria, feitiçaria, etc... Quando você sabe que algo não agrada a Deus, mas faz assim mesmo, você está pecando.

BRINCADEIRA:
Faça o contrário do que eu digo:
Procedimento: Todas as crianças devem ficar bem atentas aos seus comandos. Quando você der um comando, as crianças devem fazer exatamente ao contrário. A criança que se confundir ou não fazer o gesto, deverá sair da roda.
Comandos: Agachar – Chorar – Abrir os olhos – Não orar – Não ler a Bíblia – Não falar o versículo do dia – Não abraçar o colega – Colocar um pé para frente – Abaixar as mãos – Brigar com o colega.
Moral: Daniel decidiu não se contaminar. Agrade a Deus fazendo o contrário do que o mundo oferece. Assim, você será abençoado e se tornará uma criança mais inteligente e mais sábia do que todas! 


VÍDEO:

http://www.ebdanimada.com.br/video/video.php?cod=47

Algumas Sugestões:
Não utilize tantas crianças como eu fiz nessa pregação, pois gerou muita bagunça (mais do que eu esperava);
Converse antes com a pessoa que irá representar o "Chefe do Palácio do Rei" deixe bem claro como você deseja que ele se comporte, ele será a peça chave para que não haja tumulto...



 
 

Dia da Bíblia

Dia da Mães

Dia da reforma protestante

Dia das crianças

Dia do Pastor

Dia dos avós

Dia dos Pais

Escola Bíblica de Férias - EBF

Missões

Natal

Páscoa

 

EBD ANIMADA - Animando crianças a conhecer Jesus
Direção:
Luciana Alencar
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados