ATIVIDADES PARA GINCANA II

Publicado em 30 de Setembro de 2010 | Fonte: Luciana Alencar | 7716 cliques


1- Juntando os pedaços:  O professor prepara fichas (se possível no formato de um sombreiro/chapéu) com frases referentes a moral da história (EX: Devemos ser gratos a Deus por tudo; Jesus quer limpar seu coração; Jesus sofreu e morreu em nosso lugar; etc...), divide as fichas ao meio; coloque uma parte de cada ficha sobre a mesa; a outra parte fica com o professor que pede para um aluno de cada equipe pegar uma ficha em sua mão e ao dar a largada os alunos escolhidos se dirigem a mesa e procuram a outra metade da ficha que completa sua frase; ao terminar de montar apresenta ao professor, se tiver certo outro aluno da equipe faz o mesmo, caso não esteja retorna a mesa para tentar encontrar a parte certa. Marca ponto a equipe que montar mais frases.

2- Passe a Bola: O Professor senta as crianças em círculo intercalando um da equipe verde, um da equipe amarela, um da equipe vermelha, um da equipe branca e um da equipe preta até que terminem todas as crianças; depois entrega a bola para uma delas. Em seguida fica de costas para as crianças e canta, junto com elas, o hino tema da EBF, quando o professor parar de cantar com quem estiver a bola será iniciada a brincadeira onde um aluno por vez fala algo sobre a história que acabou de ouvir, quem não souber falar nada diferente do que já foi falado sai da brincadeira sai. Marca ponto a equipe que terminar a brincadeira com o maior número de participantes.

3- Scrable Bíblico: O Professor corta quadrados de 3cm em papel cartão e escreve uma letra do alfabeto em cada quadrado (monte uns 4 alfabetos completos e deixe uns 15, ou mais, quadrados em branco). Os quadrados com letras deverão ficar dentro de uma sacola e os em branco ficarão em outra; o professor divide as equipes e chama um aluno de cada equipe para pegar 7 peças na sacola de letras e volta para o grupo para tentar montar uma palavra referente a história contada, se preciso pode pegar um quadrado em branco com o professor para servir de qualquer letra. A equipe que terminar primeiro chama o professor que analisará se a palavra montada se refere ao texto, se estiver certo o representante do grupo devolve as letras que sobraram e pega mais 7. Marca ponto a equipe que conseguir montar mais palavras.

4- Passo a Passo: Os representas de cada equipe deverão encostar-se na parede, e responder, um por vez, as perguntas relacionadas a história contada que serão feitas pelo professor. Quem responder certo dá um passo o maior que puder. Aquele que chegar primeiro no local estipulado antes da brincadeira começar marca ponto para sua equipe.

5- Honestidade é Coisa Séria: O professor organiza os alunos em círculo intercalando um da equipe verde, um da equipe amarela, um da equipe vermelha, um da equipe branca e um da equipe preta até que terminem todas as crianças. O professor inicia a brincadeira fazendo uma pergunta sobre a história contada, dirige-se a um aluno e pergunta: Você sabe a resposta? Se o aluno souber responde “sim”. A honestidade é coisa séria, pois se o aluno responder “sim” qualquer um (de outra equipe) pode desafiar dizendo: “Então fale a resposta”. Se o desafio for aceito e a resposta estiver certa, a pessoa que respondeu fará uma pergunta para quem estiver ao seu lado. Se o jogador não aceitar o desafio ou errar a resposta, pagará uma pena pré-estabelecida. Nesse caso o professor fará uma outra pergunta a outro participante.
OBS: Marca 1 ponto o aluno que responder “sim” ou “não”; marca 2 pontos o aluno que acerta o desafio feito pelo colega; marca 3 pontos o aluno que desafiar o colega ele e não acertar o desafio nem  aceitar pagar a pena; marca 1 ponto o aluno que pagar a pena por ter errado a resposta. Marca ponto e equipe que ganhar mais pontos ao final da brincadeira.