APRESENTAÇÕES

ATIVIDADES

CONGRESSOS

COREOGRAFIA

DATAS COMEMORATIVAS

DECORAÇÃO DE SALA

DICAS

EVANGELISMO

FEIRA DOS TALENTOS

FOTOS

GCW KIDS

GINCANAS

JOGRAL

LEMBRANCINHAS

LIÇÕES PARA EBD

MURAIS

PREGAÇÕES INFANTIS

TEATRO

VISUAIS

 

      HISTÓRIA BÍBLICA - A OVELHA PERDIDA

      Fonte: Não Identificada

 

Versículo para memorizar: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. ” (Salmo 34.19)

HISTÓRIA:
Certa vez Jesus estava ensinando. Muitos cobradores de impostos que eram odiados pelo povo e pessoas que tinham fama de serem más estavam escutando. Os fariseus que eram os homens que não gostavam de Jesus e que entendiam muito da Lei começaram a criticar Jesus e a dizer: “Este homem se mistura com gente de má fama e come com eles!”. Jesus então contou-lhes uma parábola.

“Um homem tinha cem ovelhas e uma delas se perdeu, o que ele fez? Deixou as noventa e nove pastando no campo e foi procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontrou ficou muito contente, pegou-a e voltou com ela carregada nos ombros. Chegando em casa, chamou os amigos e vizinhos e disse:  Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida!”

Jesus então lhes disse: “Do mesmo jeito haverá maior alegria no céu por uma pessoa de má fama e pecadora que se arrepende do que 99 pessoas justas e boazinhas que não precisam se arrepender. O pastor poderia pensar: “-Ah! Só uma ovelha se perdeu... Ela não me fará falta. Eu ainda tenho um rebanho com 99.” Só que um pastor sabe que a ovelha não enxerga bem, que só obedece a voz de comando dele e que quando separa-se do rebanho fica sem saber o que fazer, servindo de presa fácil para qualquer lobo esfomeado.

O Salmo 23.1 diz: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” Quem é este pastor do Salmo? (Deixar os alunos participarem) Isso mesmo: Jesus. O que será que Jesus quis ensinar com esta parábola? (Deixar os alunos participarem) Que ele se importa com as pessoas que fazem coisas erradas e que se perdem, não conseguindo seguir a Palavra de Deus. Jesus sendo o pastor irá sempre buscar as pessoas que são dele, para trazê-las de volta para junto daquelas que a amam também. Todos que fazem coisas erradas Jesus pode consertar através do arrependimento de cada um. Jesus é o seu pastor? Você já o recebeu como Salvador? Então você não é uma ovelha perdida e Jesus estará sempre junto com você.

PERGUNTAS:
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado.
* Como são chamadas as histórias contadas por Jesus?
* Quem estava no campo cuidando das ovelhas?
* Quantas ovelhas tinha este pastor?
* Quantas se perderam?
* O que o pastor fez?
* Depois de achar a ovelha perdida quem ele chamou e para que?
* Quem na verdade é o pastor? E as ovelhas?

APLICAÇÃO:
COMIGO-
Às vezes você poderá se afastar e fazer coisas erradas, mas o Senhor Jesus irá buscá-lo e o carregará. Por exemplo: Se eu mentir uma vez, e mentir duas vezes e mentir três vezes eu estarei me afastando do meu pastor, mas ele irá a minha procura, me fará ver que estou errado, porque sendo meu pastor se preocupa comigo.

NA ESCOLA- Às vezes ao nosso lado está uma ovelha perdida: um amigo com medo, sentindo- se abandonado ou gozado pelos colegas. Você pode ajudá-lo a entender que é especial aos olhos de Deus.

NA IGREJA- Procure lembrar daqueles meninos e meninas que você não tem visto. Pode até ser que sejam seus amigos. Eles estão doentes, mudaram ou será que ficaram bravos com alguma coisa que alguém fez? Resolva com o grupo que atitude tomar.


 

 
 

Dia da Bíblia

Dia da Mães

Dia da reforma protestante

Dia das crianças

Dia do Pastor

Dia dos avós

Dia dos Pais

Escola Bíblica de Férias - EBF

Missões

Natal

Páscoa

 

EBD ANIMADA - Animando crianças a conhecer Jesus
Direção:
Luciana Alencar
Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados