HISTÓRIA BÍBLICA - O CEGO BARTIMEU

Publicado em 11 de Outubro de 2010 | Fonte: Luciana Alencar | 34016 cliques


Versículo para memorizar: “Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”. (Salmos 40.1)

A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
•    Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
•    Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
•    Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
•    Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
•    Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Inicie a aula perguntando: “Quem sabe me dizer alguma coisa sobre uma pessoa cega?” [deixar que falem e direcionar para as dificuldades que ela encontra, auxiliares que usa: bengala, cão guia, alfabeto Braille.]
Em seguida coloque uma venda nos olhos de um ou mais alunos para que andem na sala procurando algo sugerido pela turma ou pelo próprio professor, para que assim percebam a dificuldade de ser cego.
Inicie a história: É muito duro uma pessoa não enxergar como vocês puderam perceber. Na época de Jesus era mais difícil pois um cego era considerado uma pessoa inútil, que não conseguia fazer nada, que vivia da caridade dos outros pedindo esmolas e comida. Geralmente dormiam na rua sendo muitas vezes maltratado pelas pessoas.
 Jesus e seus amigos discípulos estavam passando pela cidade de Jericó. Na beira do caminho estava um homem chamado Bartimeu. Ele era cego e estava pedindo esmolas. Quando ouviu a multidão barulhenta que passava, perguntou o que era aquilo e alguém lhe respondeu que era Jesus, o Nazareno.
Bartimeu então começou a gritar e a clamar: “- Jesus, Filho de Davi, tem pena de mim!” As pessoas que iam na frente o repreendiam mandando que se calasse, que ficasse quieto. Mas ele gritava ainda mais: “- Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Jesus então parou e mandou que lhe chamassem o cego. Eles chamaram e disseram a Bartimeu: “- Coragem, levante-se pois Jesus está te chamando. “Bartimeu então, jogou sua capa, levantou-se depressa e foi até Jesus. “- O que você quer que eu faça”, Jesus perguntou. Bartimeu respondeu: “-Senhor, eu quero ver de novo!” Então Jesus lhe disse: “- Recupera a tua vista, você está curado porque teve fé. Tua fé te salvou!” E Imediatamente Bartimeu começou a enxergar e passou a seguir Jesus pelo caminho, louvando a Deus. Todo o povo vendo o que acontecera com Bartimeu dava louvores a Deus.
Deus conhece o homem e o corpo do homem. Por isso pode curar qualquer coisa se for da sua vontade. Nesta história ele curou uma pessoa cega através de seu filho Jesus. Por isso quando alguém está doente e oramos para que ela sare, temos que ter fé como Bartimeu teve. O Senhor Jesus pode curar.
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado.
•    Como era o nome do homem que era cego?
•    Onde ele ficava?
•    Quando ouviu o barulho da multidão o que ele fez?
•    O que ele gritou?
•    O que Jesus fez?
•    Depois de curado para onde foi Bartimeu?

Exemplo de atividades:

 

 

 
Fonte:www..ebdonline.com.br

 

 

Fonte:www..ebdonline.com.br